sábado, 16 de abril de 2011

Mappin - Jingles e Comerciais



Mappin foi uma loja de departamentos tradicional do Brasil, com sede na cidade de São Paulo. Fundada em 1774 na cidade de Sheffield, na Inglaterra, foi trazida posteriormente para o Brasil pelos irmãos Walter e Hebert Mappin.
Segundo a coluna de Mônica Bergamo em 3 de junho de 2009, Ricardo Mansur, último proprietário da rede, estaria supostamente interessado em reabrir o Mappin inclusive tendo encaminhado pedido ao juiz de seu processo de falência e tenta captar dinheiro com investidores internacionais.


Durante os 86 anos em que atuou em São Paulo, foi uma das pioneiras do comércio varejista. Na década de 30, inovou ao colocar etiquetas com os preços nas vitrines. Foi a propulsora do crediário. Entre os anos 40 e 50, o Mappin era o ponto de encontro da elite paulistana. Antecipou o "conceito" de shopping center, reunindo produtos de diversos tipos em um único local. A loja na Praça Ramos de Azevedo, no centro da capital, se tornou referência da marca.



Encerrou suas atividades em 1999, depois de ter sido mal administrada por Ricardo Mansur. Teve falência decretada junto com as lojas Mesbla que havia sido incorporada ao Mappin em 1996. Ainda em 1999, o Grupo Pão de Açúcar, por meio do Extra Hipermercados, assumiu a loja na Praça Ramos de Azevedo, cujo prédio pertence a Santa Casa, com a bandeira "Extra Mappin", sendo abandonada logo em seguida. 




Em 2003, a loja foi fechada, sob a alegação de possuir baixa rentabilidade não compensando os custos de manutenção do ponto de venda e que a loja não atendia mais aos "padrões de qualidade que devem fazer parte de todas as bandeiras do grupo", permanecendo até hoje.
Em 12 de novembro aconteceu um leilão e a marca Mappin foi avaliada em R$ 12 milhões. A rede Lojas Marabraz arrematou por menos da metade do preço e a marca deve voltar a funcionar até 2013.
Fonte: Wikipedia



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...